Translate

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Amigos




Cerimônia é a palavra. D'eu mesmo, que só uso o que consigo tirar do baú velho e cansado de ser levado de um lado para o outro. Amizade para sobreviver precisa da cerimônia tão conhecida dos índios e desprezada entre os civilizados. Entrar na intimidade, mesmo sendo convidado, só com mais cerimônia ainda. Quanto mais amo minhas filhas, mais mantenho a cerimônia e assim, para se falar o "que pensa" - até falamos, mas depois vai tudo pra quarentena. Amizade é uma coisa de facção. Precisamos estar meio que entorpecidos pelas mesmas idéias. Um DNA de pensamentos sujeitos a reprocessar toda desavença provocada, em nome da necessidade, sede de continuar a coligação de pensamentos. Às vezes eu olho para uma pessoa e penso: Eu sou amigo dela, mas ela não é minha amiga. Para mim isto quer dizer que meu coração está aberto para a pessoa. Quer dizer que meu espírito aceita a pessoa. Quer dizer que meu coração consegue entender as manobras executadas pelo amigo, diferentemente do que era esperado. Quer dizer que o amigo precisa aprontar muito para ser expulso desse meu coração leviano. 
O amigo mais verdadeiro está dentro de nós, ansioso, calmo, faminto, raivoso, amoroso, dengoso, cruel, inspirado, resfriado, sem excitação, excitado, preguiçoso, sem vontade, rebelde,... Enfim, tudo isto e muito mais,...  para não dar  curto circuito com o amigo inesperado, que apareceu de repente cheio das mesmas coisas... Em outra ordem.  Dependendo da hora e do lugar, muitas vezes é preciso à cerimônia de um embaixador para manter o rumo, manter a chama acesa, o fogo que pela lógica amorosa da amizade verdadeira, não se apaga,,... que no mínimo, fica reaparecendo na lagoa de nossos pensamentos, acendendo um pouquinho e se apagando por afogamento provocado. 

Um comentário:

  1. OI, Alfredo! Imagino que esta seja a sua filha. A foto está linda, mas não dá pra ver direito o rosto de vocês. De qualquer forma, gosto de ver publicadas aqui as respostas que você manda lá pra mim. Beijão!

    ResponderExcluir