Translate

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Ar Condicionado

O ar da geladeira também é condicionado. O ar frio do aparelho que refrigera um ambiente é condicionado. Poderia ser ar quente e, também seria condicionado. O fogo do fogão é condicionado, porque é controlado pelos botões das chamas. Isto quer dizer que todo tipo de aparelho doméstico é condicionado, tem o funcionamento dependente de um motor e também do acionamento desse motor.

Com a chegada do verão recomendo a limpeza dos aparelhos de ar condicionado e também a limpeza e lubrificação de ventiladores. Nunca usar óleo de cozinha para isto. Óleo de cozinha COLA as partes lubrificadas ao invés de lubrifica-las.

Outra coisa importante é o dimensionamento do ambiente destinado a refrigeração. O rebaixamento de um 'pé direito' faz diferença importante no consumo de energia desses aparelhos. Optar por um ambiente de instalação do aparelho, menos exposto ao sol também faz diferença. Optar por um ambiente menor para ser refrigerado, em detrimento do maior, também faz diferença. Pouco se considera na hora de construir, um piso com isopor, paredes com isopor e tetos com isopor. Lajes com lajotas de isopor já estão ficando mais comuns e o problema ainda é o preço de tais lajotas.

Pior do que ambiente mal dimensionado é o aparelho de ar condicionado conhecido como 'Split'. Eles são pendurados nos prédios e além da poluição visual, pela desorganização provocada, ainda gastam muito mais gás refrigerante e maior consumo de energia. A manutenção das partes penduradas é um trabalho de risco - pode cair o trambolho. Os antigos aparelhos, que foram substituídos devido a acusação de barulho, já nem fazem mais barulho significativo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário