Translate

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Nômade

Na vida sempre fui um pouco nômade e nem por isto me mudei muitas vezes. Nômade por imaginação e assim, já imaginei estar em muitos lugares. Um deles é Goias, com suas cobras imensas vagando por entre meu olhar perdido admirando locais paradisíacos mostrados na TV.
Tenho pavor de cobras e daí, melhor é estar quieto aqui em casa. Nossa Meaípe tem um 'Q' de ar condicionado meio que natural. Uma ventilação vinda do mar que começa nos meses de julho e agosto, diminuindo la pro fim do verão - final de março. Tais coisas a gente da mais valor quando viaja no verão e tem contato com lugares tórridos como cidades do estado do Rio de Janeiro por exemplo.
Uns anos atrás escrevi um negócio sobre Meaipe que guardei e repasso:


DOMINGOS                                                   Seu nome me lembram tardes, tardes de domingos quando eu ainda era menino e não pensava em nada. Hoje velho penso em tudo mas não me esqueço dos domingos, suas tardes. Nossas marcas boas, muitas vezes se conservam por pequenos, muitos pequenos detalhes e justamente isso talvez, na minha opinião, construa  um indivíduo. Conservar e construir na política  nem sempre é tarefa de tratores, mas quem sabe, da sensibilidade em perceber aspiração de uma comunidade, que no caso de Meaípe se reduz à aspiração de uma família, praticamente. Aqui sou forasteiro, mas me apeguei ao seu mar, sua gente e sua calma. Por isso mesmo, quase posso garantir, em que pese os seus antecessores, que pela primeira vez desde o aparecimento desse logradouro elegeu-se alguém de maneira tão consciente para represente-los e ficaria muito satisfeito em ver correspondido este ajuntamento de Meaípe a favor de um representante. Saneamento do córrego que deságua na minha praia é repercussão para o mundo inteiro e a praia é minha porque ninguém viaja  mais nela do que eu, seu horizonte, sua curva de enseada calma e suas luzes em noites da invernada de castanheiras úmidas, quando só o Hélio resiste aberto dando boas vindas ao estrangeiro. Esse é o lugar que me agrada; é bucólico e de gente boa em busca de viver. Também o asfaltamento da rua do ônibus é muito importante, pois daria suporte ao nosso acerto com o voto concedido. Nos sentiríamos vitoriosos, pois iríamos saber que nosso representante existe mesmo, está ali e tem base para continuar por vocação, o que seria extremamente diferente de outros. Uma tarefa que sinceramente jamais  desejaria para mim,  ser responsável pela confiança de uma comunidade em molde que tenho certeza, pela primeira vez se faz por aqui quando político é visto de modo tão duvidoso. Parabéns pela vitória e que seja a primeira de outras, rumo a prefeitura de Guarapari,  desmoronada por ter sido muito dado como prêmio tipo geringonça por águias ávidas pelo poder. 
Pude constatar, dias atrás, (Fevereiro de 2012) que o tal Domingos continua sendo um bom administrador para a comunidade. Isto, pelo menos, foi a resposta que me deu a Bernadete, nossa faxineira ocasional.


Justiça seja feita: Relendo  o 'Domingos', pude constatar que o asfalto foi realizado e o esgoto do riacho também foi canalizado. Tais obras foram executadas pelo atual prefeito que é diferente da coisa de geringonça.